Associação orienta 43 prefeitos da Zona da Produção do RS a tornar uso de máscaras obrigatório

Entidade sustenta estar acatando as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Foto: Ina Fassbender / AFP

A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), entidade que reúne 43 cidades, encaminhou a todos os prefeitos uma recomendação para que seja tornado obrigatório o uso de máscaras por toda a população. A entidade sustenta estar acatando as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), referente ao uso do acessório como barreira física para o coronavírus.

Segundo o presidente da associação, prefeito de Constantina, Gerri Sawaris, a orientação leva em conta as medidas de flexibilização à restrição da circulação das pessoas. “Sugerimos ainda que as prefeituras promovam campanha junto à população para que efetivamente o uso de máscara seja um ato habitual, diário e indispensável neste momento de aumento do número de casos confirmados do Covid-19 na região Norte do Rio Grande do Sul”, disse.

Sawaris explica que as prefeituras, através de várias secretarias, podem confeccionar máscaras para doar à população. “É fundamental que todas as pessoas que saírem em público usem máscaras a fim de evitar o contágio. Temos a obrigação de atuar em favor da saúde da população. Por isso, orientamos para a confecção, uso, manutenção e descarte desse acessório, cumprindo com nossa missão de proteger nossas comunidades do coronavírus”, completa.

O presidente da Amzop lembra que vários municípios já vêm adotando essa prática. “Mas para que ocorra uma uniformidade, considerando que nossos limites divisórios são próximos e nossas relações de negócios e atividades são diários, a importância de que essa medida seja coletiva e de abrangência regional”.