Decreto torna obrigatório uso de máscara em Novo Hamburgo

Demais recomendações sobre o comércio e serviços seguem sem alteração

Novo decreto define como obrigatório o uso de máscaras de proteção em Novo Hamburgo | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

Em novo decreto assinado no final desta sexta-feira, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território do município, até o dia 4 de maio, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo Covid-19. O novo texto define como obrigatório o uso de máscaras de proteção, de qualquer tipo, para as pessoas que interrompam provisoriamente o isolamento social.

As máscaras podem ser industrializadas ou de fabricação caseira, devendo estar perfeitamente ajustadas ao rosto e cobrir nariz e boca. O não cumprimento do uso de máscaras estará sujeito à fiscalização pela Central de Fiscalização.

“Desde o início tenho incentivado o uso de máscaras, inclusive usando constantemente para servir de exemplo. É sempre uma forma de nos lembrar que o vírus está em nosso meio e precisamos nos proteger contra ele”, destaca a prefeita Fátima, destacando que a Prefeitura está em tratativas com a economia solidária para adquirir um número considerável de máscaras para distribuir aos que não conseguem ter acesso ao material.

As demais recomendações sobre o comércio e serviços seguem sem alteração, mas outra novidade fica por conta da nova grade horária dos ônibus municipais, a partir de segunda-feira. De acordo com a Prefeitura, 90 linhas serão acrescentadas em relação à tabela que estava em vigor atualmente.

O objetivo, segundo a Diretoria de Transportes e empresas prestadoras de serviços de transporte coletivo do Município, é ampliar os horários de atendimento à população e adequar a circulação dos ônibus ao aumento gradativo de passageiros registrado nos últimos dias.