Governo do RS avalia dimensão do contágio de coronavírus em Passo Fundo

Eduardo leite afirmou que cidade da região do Planalto teve caso de contágio dentro de local de trabalho

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Após a prefeitura de Passo Fundo cobrar mais atenção e recursos do governo estadual para conter a Covid-19, o governador Eduardo Leite se defendeu e disse que sempre “olhou para a cidade de uma maneira especial e diferenciada”. O chefe do Estado, acompanhado da secretária de Saúde Arita Bergmann, lembrou em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, que o município da região do Planalto recebeu mais dez leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), uma remessa de Equipamentos de Proteção Individual e o repasse, em março e abril, de R$ 1,5 milhão em recursos do Ministério da Saúde.

Leite destacou que o governo concentra uma atenção maior na cidade visto que um dos casos – dos 59 reportados pelo município – se trata de contágio dentro do local de trabalho. “Observamos que houve casos de transmissão entre pessoas jovens, que se infectaram trabalhando, e que residem em vários municípios. Daremos suporte, principalmente a essas pessoas que foram diagnosticadas recentemente, e o caso específico de contágio em local de trabalho está sendo apurado e investigado”, esclareceu, ainda, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Passo Fundo é a segunda cidade gaúcha que concentra o maior volume de casos confirmados (59) e óbitos (6) em decorrência da Covid-19, ficando atrás apenas de Porto Alegre. O município registra incidência de 29 casos a cada 100 mil habitantes.

“Equivocada, errada e ilegal”

O governador Eduardo Leite afirmou, em coletiva nesta quinta-feira, que os municípios da região Metropolitana de Porto Alegre que não vêm respeitando o decreto de restrições agem de forma “equivocada, errada e ilegal”. “Estamos tomando as providências junto ao Ministério Público para acionar essas cidades”, ressaltou.

Prazo de sugestões estendido

O governador também anunciou a prorrogação do prazo para o envio de sugestões e questionamentos ao modelo de distanciamento social controlado, apresentado na manhã de terça-feira. A pedido de entidades, o prazo vai, agora, até as 18h desta sexta-feira.

“Aguardaremos as sugestões até amanhã para que a nossa equipe possa compilar e consolidar um modelo que ofereça condições de, já na próxima semana, ser colocado em prática”, detalhou Leite.

A expectativa é de que o modelo seja implementado a partir de maio. As sugestões podem ser enviadas pelo e-mail [email protected].