Brasil testa remédio ‘secreto’ contra coronavírus, revela ministro

Substância, que não teve nome revelado, mostrou 94% de eficácia em ensaios in vitro

coronavírus
Foto: Pixabay

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa aprovou o teste de um medicamento já existente em 500 pacientes com Covid-19, informou hoje o ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O nome da substância, que teve resultados promissores em ensaios laboratoriais, não é revelado pelo ministro, “para evitar uma correria” às farmácias em torno do medicamento.

As pesquisas iniciadas pelo Ministério foram feitas pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e envolvem a busca por um medicamento que já se encontre no mercado e possa ter resultados contra o novo coronavírus.

Seis moléculas se mostraram promissoras, sendo que uma delas, a que vai ser estudada em humanos, apresentou 94% de eficácia nos ensaios in vitro (com células infectadas em laboratório).

Marcos Pontes ressaltou que não é a cloroquina que está sendo estudada, mas um “remédio sem efeito colateral”. “O fato de ele não ter esses efeitos colaterais significa que pode ser usado por qualquer pessoa desde o início do problema”, disse.

Apenas pacientes internados em sete hospitais selecionados serão submetidos ao teste. Eles receberão o remédio por via oral durante cinco dias e permanecerão por mais nove dias em observação.

“Esperamos que estes testes sejam concluídos em aproximadamente quatro semanas, a depender da entrada desses pacientes”, disse Pontes.

O ministro admitiu, no entanto, que é preciso aguardar o resultado do ensaio clínico. “Existe possibilidade de isso não funcionar? Existe. Ciência é sempre assim”, completou, embora tenha se mostrado otimista.