Ministério da Saúde: Porto Alegre entra em situação de emergência pela Covid-19

Cidade registra 210 infectados a cada um milhão de habitantes

Foto: Alina Souza/CP

Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, o Ministério da Saúde elencou estados e cidades do País cujo coeficiente de incidência de casos a cada um milhão de habitantes preocupa a Pasta. Entre um total de 12 capitais, Porto Alegre chegou, pela primeira vez, à zona considerada de emergência.

A classificação se baseia na incidência nacional, que, no momento é de 111 pessoas infectadas a cada um milhão de habitantes. A situação de emergência abrange cidades e estados que tenham taxa 50% superior à incidência nacional. Em Porto Alegre, a marca é de 210 casos a cada um milhão de habitantes.

Cidades como João Pessoa e Cuiabá foram postas em alerta (índice, no mínimo, 50% menor que a média nacional), enquanto Curitiba e Belo Horizonte permanecem na faixa amarela, de atenção (índice igual ou até 50% maior/menor que a média nacional).

Além de Porto Alegre, outras capitais aparecem em situação de emergência, inclusive com índices piores. É o caso de Fortaleza (573 infectados a cada um milhão), Manaus (482) e Florianópolis (345).

No Rio Grande do Sul, a média segue abaixo da nacional. Em nível estadual, a situação é de alerta, com 58 infectados a cada um milhão. Em atenção, aparecem estados como Roraima e Pernambuco. Já Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas, além do Distrito Federal, foram postos em situação de emergência.