Perícia fará RG para pessoas em situação de rua em Porto Alegre

Ação é parte do processo para encaminhar documentos do auxílio-moradia para pessoas que vivem na rua em Porto Alegre.

População de rua pode procurar atendimento no IGP e na Fasc | Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Moradores em situação de rua de Porto Alegre vão ter a carteira de identidade confeccionada pelo Instituto-Geral de Perícias a partir desta semana. A ação faz parte do processo para que os cidadãos tenham acesso ao auxílio-moradia.

São cerca de 60 pessoas em situação de rua que foram selecionados previamente. O grupo já está com o processo encaminhado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As informações são do Correio do Povo.

Atendimento e cuidados extras

A ação acontece nesta segunda-feira e na próxima quinta-feira. O atendimento será das 11h30min às 13h30min, com horário previamente agendado, no Departamento de Identificação do IGP. No local, foram tomados todos os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Servidores realizam a limpeza das estações de trabalho após cada atendimento e a limitam o número de pessoas no ambiente.

Desde o início da pandemia de Covid-19, os atendimentos por ordem de chegada foram suspensos. Para fazer o encaminhamento ou a retirada da carteira de identidade é necessário telefonar para o Posto de Identificação mais próximo, que vai avaliar a necessidade do atendimento. Apenas casos urgentes – como retirar receitas em farmácias, internações, cirurgias ou viagens de emergência e vítimas de roubos – são agendados. É necessário apresentar documentos que comprovem a urgência.