Brasil tem 1.124 mortes e mais de 20 mil casos confirmados de Covid-19

Dados deste sábado (11) do Ministério da Saúde indicaram desaceleração na comparação com os dias anteriores.

Foto: Ricardo Giusti / CP

Passou de 20 mil o número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil, de acordo com a atualização do Ministério da Saúde deste sábado. O número de vítimas em razão da doença causada pelo novo coronavírus no país está em 1.124, de acordo com a pasta. Nas últimas 24 horas, o avanço da Covid-19 foi de 1089 novos diagnósticos e 68 novas vítimas, uma leve desaceleração na comparação com os números oficiais dos últimos dias.

O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi em 26 de fevereiro, 44 dias atrás, em São Paulo. Hoje, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas concentram o maior número de casos. Apenas esses quatro estados concentram cerca de 60% dos diagnósticos de todo o país. Na outra pont está o Tocantins, que tem apenas 23 pacientes com Covid-19 e é a única unidade federativa a não reportar mortes pela doença. O Rio Grande do Sul, de acordo com a pasta, é o novo estado com mais casos (640) e tem 15 mortes.

Explicações do Ministério da Saúde

Conforme o Ministério, 75% dos casos fatais de Covid-19 são de pessoas com mais de 60 anos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Oliveira, voltou a defender o isolamento social e, projetando quando a medida for reduzida, deverá ser feita de forma ordenada. “Fundamental que o isolamento não seja relaxado, especialmente em Manaus, São Paulo, Rio e Fortaleza”, disse.

A decisão sobre as medidas e restrição à circulação, porém, são de gestores municipais, afirmou Oliveira. “Esperamos que caso algum gestor adote alguma medida de flexibilização, que isso se dê baseado nas condicionantes: leitos, recursos humanos e equipamentos de proteção”, disse. Teremos momentos bastante difíceis e preocupantes em várias capitais do país.”