Gripe: Porto Alegre retoma vacinação de idosos em farmácias nesta terça

Na quarta, drive thrus também voltarão a funcionar

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

Porto Alegre recebeu hoje mais 65 mil doses da vacina contra a gripe, de um total de 411 mil enviadas pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul. Com isso, pessoas acima de 60 anos podem procurar uma das 57 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber a dose já a partir desta terça.

É importante que, antes de sair de casa, os idosos consultem em quais lojas das redes Panvel, São João e Agafarma ainda há vacina disponível.

Veja a planilha

Nesta terça, parte do lote vai ser repassada às unidades de saúde. Hoje, só seis possuíam estoques: Chácara da Fumaça, Nossa Senhora de Belém, Modelo, Panorama, Restinga e Santa Marta. Já os drive-thrus, locais onde os idosos podem ser imunizados sem sair do carro, devem retomar o atendimento na quarta-feira.

Já os profissionais de saúde devem procurar a vacina apenas nos postos de saúde. Farmácias e drive-thrus só atendem os idosos, conforme a Prefeitura.

No início da terceira semana da campanha, cerca de 160 mil pessoas acima de 60 anos haviam se vacinado, até as 17h desta segunda-feira. A meta é imunizar cerca de 192 mil até o dia 22 de maio.

Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 65,5 mil doses. O público-alvo é de 225 mil pessoas.

Segunda etapa da vacinação

A segunda etapa da campanha, a partir de 16 de abril, é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, portuários e caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo. As três últimas categorias foram incluídas, em fim de março, pelo Ministério da Saúde. Já os professores tiveram a imunização postergada para maio, já que as escolas seguem fechadas em função da pandemia de coronavírus.

Como a vacina é um imunobiológico, a distribuição é feita em etapas, de acordo com a capacidade de armazenamento.

Até agora, 1,687 milhão de doses de vacinas foram enviadas ao Rio Grande do Sul, pelo Ministério da Saúde, para imunizar o público-alvo da primeira etapa.

Entenda as etapas da vacinação contra a gripe:

Início: 23/3
Pessoas com 60 anos ou mais e Trabalhadores da saúde

Início: 16/4
Doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e portuários/caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo

Início: 9/5
Professores, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, crianças 2 a 4 anos, crianças de 5 anos, indígenas, adultos dos 55 aos 59 anos, deficientes físicos, gestantes, puérperas (pós-parto)