Chega ao RS quarto lote da vacina contra a gripe

Um quinto lote ainda vai ser distribuído, em breve, contendo mais 272 mil doses

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul começou hoje a distribuir mais um lote de 411 mil doses da vacina contra as gripes A e B às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). É o quarto lote previsto para a primeira etapa da Campanha Nacional de Imunizações de 2020, que prioriza idosos e trabalhadores da saúde.

Um quinto lote ainda vai ser distribuído, em breve, contendo mais 272 mil doses. Parte dessas doses vai encerrar a primeira etapa da campanha, e outra já deve ser usada no início da segunda fase, a partir de 16 de abril.

A segunda etapa é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, portuários e caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo. As três últimas categorias foram incluídas na campanha, em fim de março, pelo Ministério da Saúde. Já os professores tiveram a imunização postergada para maio, já que as escolas seguem fechadas em função da pandemia de coronavírus.

Como a vacina é um imunobiológico, a distribuição é feita em etapas, de acordo com a capacidade de armazenamento. O cronograma de entrega segue critérios técnicos e o envio é realizado nos quantitativos necessários para atender o cronograma e as etapas de vacinação por faixa etária do público-alvo da campanha.

Até agora, 1,687 milhão de doses de vacinas foram enviadas ao Rio Grande do Sul, pelo Ministério da Saúde, para imunizar o público-alvo da primeira etapa. Para todos os grupos, a campanha termina em 22 de maio.

Entenda as etapas da vacinação contra a gripe:

Início: 23/3
Pessoas com 60 anos ou mais e Trabalhadores da saúde

Início: 16/4
Doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e portuários/caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo

Início: 9/5
Professores, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, crianças 2 a 4 anos, crianças de 5 anos, indígenas, adultos dos 55 aos 59 anos, deficientes físicos, gestantes, puérperas (pós-parto)