Hospital de Clínicas vai criar 775 vagas temporárias para enfrentamento da Covid-19

Instituição vai chamar profissionais assistenciais e de apoio que estão em cadastro de processos seletivos vigentes

Hospital de Clínicas. Foto: Ricardo Giusti / CP

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu nesta terça-feira autorização do Ministério da Economia para criar 775 vagas em seu quadro de pessoal para o enfrentamento ao coronavírus. Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, o ingresso de novos profissionais poderão colocar em funcionamento os novos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) que estão sendo instalados com recursos do Ministério da Educação.

Ainda segundo a instituição de saúde, as novas vagas são temporárias, com duração de até dois anos. O Clínicas vai chamar profissionais assistenciais e de apoio que estão em cadastro de processos seletivos vigentes.

No último final de semana, o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou que o novo espaço do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, terá atendimento exclusivo para casos de covid-19.

Na última semana, um novo lote de equipamentos foi entregue, incluindo camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise. A previsão é de que a instalação dos primeiros dez leitos de CTI no novo prédio esteja concluída até a próxima quinta-feira, 2 de abril e, na sequência, sejam colocados à disposição da população. Para viabilizar a criação da unidade, estão sendo finalizados os procedimentos para obtenção do Habite-se parcial para o Bloco B, em parceria com a Prefeitura.