Vacina contra gripe é retomada em 14 farmácias nesta segunda

Procura histórica terminou com as doses de vacina nos postos de saúde e drive thrus

vacina gripe farmácias
Foto: Guilherme Testa/CP

A vacinação contra a gripe, voltada ao público idoso, será retomada hoje em 14 farmácias  da rede Agafarma que ainda contam com a dose em Porto Alegre. No final de semana, a imunização foi suspensa.

Ao todo, a Prefeitura havia disponibilizado 57 farmácias para vacinação, além de nove pontos de drive thrus para que os idosos não precisassem sair do carro. As vacinas também estavam disponíveis nos mais de 140 postos de saúde do município. No entanto, a procura histórica terminou com as doses em tempo recorde. A nova remessa deve chegar, enviada pelo Ministério da Saúde, entre hoje e amanhã.

Mais de 132 mil pessoas, entre idosos e trabalhadores de Saúde, já se vacinaram contra a gripe na Capital. Entre o público de mais de 60 anos, a campanha começou na manhã de quarta-feira. Foram 110 mil doses aplicadas, o que bate 57% da meta. O objetivo é proteger pelo menos 191,7 mil idosos e 74,1 mil profissionais da saúde até o fim da campanha, em 22 de maio.

Confira as farmácias que ainda contam com a vacina
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

A lista é atualizada conforme demanda pela Secretaria Municipal de Saúde aqui.

Campanha prossegue até maio

Outras duas fases da campanha contra a gripe terão início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos de risco. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar, em Porto Alegre, pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos-alvo da campanha.

 A vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus das gripes A e B, permitindo desafogar leitos de UTI. Além disso, facilita na hora do diagnóstico de alguma doença.