Esgotadas vacinas contra a gripe para idosos em drive thrus de Porto Alegre

Veja onde ainda há doses

vacina drive thrus idosos
Foto: Divulgação/SMS

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou, no fim da manhã desta quinta-feira, que as doses de vacinas contra a gripe de todos os drive thrus instalados na cidade já se esgotaram. Nove pontos vinham cobrindo áreas que sem farmácias com as doses. No momento, a vacinação segue disponível em 15 postos de saúde e em 38 das 57 farmácias da cidade que receberam o material. Quase 70 mil idosos se imunizaram só entre ontem e hoje.

Veja as farmácias onde ainda há vacina

Coforme a pasta, a reposição de doses nos serviços deve ocorrer na próxima semana. Ao incluir as farmácias na rede de pontos de imunização, o objetivo é evitar aglomeração e reduzir o risco de contágio com o novo coronavírus entre os idosos, considerados grupo de risco.

A campanha teve início, nessa segunda-feira, com os profissionais da saúde sendo imunizados nos locais de trabalho.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das mais de 694 mil pessoas que compõem os públicos-alvo.

A vacina para 2020, composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, não garante proteção diante do novo coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus ajuda a diminuir o risco de complicações respiratórias, evitando a ocupação de leitos de UTI.