Até o fim da manhã desta segunda-feira, 8.195.164 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. O prazo de entrega vai até 30 de abril.
Apenas no Rio Grande do Sul, foram 517.622 declarações entregues até o fim dessa manhã – cerca de 1/4 do total esperado de 2,2 milhões.
De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que, em todo o País, 32 milhões de contribuintes entreguem declaração em 2020.
O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1h e 5h. No site do órgão, há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.
Adir adverte que o contribuinte só deve utilizar como dedução aquilo que puder comprovar documentalmente, caso seja chamado para explicar divergências nas informações prestadas ao órgão.
A partir deste ano, a Receita vai antecipar a liberação das restituições. O primeiro lote sai em 29 de maio. Serão cinco lotes ao todo e não sete, como em anos anteriores.
O supervisor também orienta que o contribuinte acompanhe o processamento da declaração por meio do serviço e-CAC, disponível no site da Receita. “Possibilita ao contribuinte acompanhar a análise da sua declaração e, havendo divergências, fazer as correções”, explica.