Coronavírus: operação interdita locais abertos de forma irregular e orienta idosos a saírem das ruas, em Porto Alegre

Loja de departamentos que seguia em pleno funcionamento na rua dos Andradas, no Centro, já sofreu interdição

Foto: Camila Diesel

Idosos que insistem em circular pelas ruas e o comércio funcionando de forma irregular serão alvo de uma operação da Prefeitura de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira. A ação de alerta e fiscalização é executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Guarda Municipal. Desde as 14h, 35 agentes em viaturas fazem uma ronda pelos bairros Bom Fim, Menino Deus e Centro.

Idosos: circulação restrita 

Pessoas com mais de 60 anos vão ser orientadas a voltarem para casa. Elas recebem um folder com dados do decreto, assinado nesta segunda-feira, pelo prefeito Nelson Marchezan, que restringe a circulação de idosos em Porto Alegre.

Segundo a Prefeitura, a medida é uma forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e preservar um dos principais grupos de risco da doença. O deslocamento de pessoas com mais de 60 anos é permitido apenas para atividades “estritamente necessárias”, como atendimento médico e hospitalar, realização de exames, vacinação e compra de itens essenciais em mercados e farmácias, que seguem funcionando normalmente.

Estabelecimentos correm risco de interdição

Serão interditados os estabelecimentos que estiverem descumprindo a norma de outro decreto municipal que estabelece que sejam fechados comércio, indústria, setor de serviços e construção civil em toda a cidade. Há exceções para locais como farmácias e drogarias, serviços e comércio na área da saúde, mercados, centros de abastecimento e distribuição, ferragens e comércio de material de construção, clínicas veterinárias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, lavanderias e hotéis. Confira aqui a lista dos setores que podem funcionar.

Interdições

Três lojas de departamentos da mesma rede, que seguiam em pleno funcionamento, sofreram interdição, durante a tarde. Os estabelecimentos atendiam sem restrições nas ruas dos Andradas e Doutor Flores, no Centro, e no Shopping Total, no bairro Independência.

Conforme a SMDE, serviços que haviam sido vetados eram mantidos pela empresa, com a premissa das atividades de alimentação.

Denúncias de locais que descumprirem a medida podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo portal de Atendimento ao Cidadão.