Metroplan deve acionar plano emergencial caso Trensurb volte a ter excesso de passageiros nos vagões

Sistema metroviário opera de meia em meia hora, desde a manhã de hoje

A Metroplan, que administra as linhas do transporte público metropolitano, informou que aguarda ser acionada pela Trensurb, nesta terça feira, caso voltem a ocorrer problemas de excesso de passageiros nos vagões, como na manhã de hoje. O sistema metroviário passou a operar com viagens de meia em meia hora em função da queda da demanda, na semana passada, e da necessidade de afastar metroviários de grupos de risco para o coronavírus.

Se acionada, a Metroplan projeta acionar um plano de operação emergencial, fazendo com que os ônibus de integração, que percorrem os bairros até as estações do trem, sigam direto até o Centro de Porto Alegre. A medida é respaldada por um termo de cooperação vigente entre a fundação e a estatal.

A intenção é reduzir a demanda do Trensurb, que, em função do maior intervalo entre as viagens, registrou aglomeração acima do esperado, com passageiros viajando de pé – o que eleva o risco de contágio pelo coronavírus.

Caso se confirme, a operação emergencial vai ser empregada, sobretudo, em Canoas, município onde as estações de trem podem atingir o máximo de lotação no sentido Região Metropolitana/Porto Alegre.