Trensurb mantém intervalo de 30 minutos entre os trens nesta terça-feira

Mudança no intervalo entre as viagens lotou composições nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

A Trensurb informou que, nesta terça-feira, vai manter os trens circulando com intervalo de meia hora entre as viagens, como ocorreu durante o dia de hoje. O baixo efetivo em razão da dispensa de empregados enquadrados nos grupos de risco da Covid-19 é a justificativa da empresa.

Anteriormente, a ideia era operar com intervalos de 12 a 15 minutos mas, para manter essa tabela horária era necessário dispor de 35 operadores de trens. A Trensurb informou, no entanto, que há apenas 11 disponíveis. “Além disso, a empresa precisa de pelo menos 61 agentes metroviários de estações, mas conta hoje com 35, e de 26 agentes da segurança metroviária, contra os atuais 24 em expediente, para o atendimento ideal ao público.

Reportagem do Correio do Povo mostra que a mudança no intervalo entre as viagens lotou trens e as plataformas da Trensurb ficaram cheias de passageiros nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira. Em Porto Alegre, as estações Mercado, Rodoviária, São Pedro, Farrapos, Aeroporto e Anchieta não apresentaram aglomerações. A maior movimentação ocorreu de usuários que vinham da região do Vale do Sinos no sentido para Porto Alegre.

Decreto do governador Eduardo Leite assinado na semana passada determina que coletivos metropolitanos não podem circular extrapolando a capacidade de passageiros sentados, proibindo, com isso, viagens em pé. Embora a medida não seja estendida para os trens, o presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, havia se comprometido em também adotar a medida.

Já a direção do Sindicato dos Metroviarios (Sindimetro/RS) informou ter protocolado três ofícios para a direção da Trensurb, o que, de acordo com a entidade, não surtiu efeito. umq delas era a circulação em horários reduzidos das 5h às 8h30min, das 11h30min às 14h e das 17h30min às 20h. O Sindicato defende que as estações de menor fluxo permaneçam fechadas enquanto durar o risco de contágio pelo vírus.

O Sindimetro/RS propôs ainda, o acesso restrito e de graça às 22 estações da Trensurb de trabalhadores das áreas da saúde, segurança pública, farmácia, mercados, imprensa, telecomunicações, transporte público e de carga, postos de combustíveis e indústria de bens de consumo essencial. O presidente do Sindimetro/RS, Luiz Henrique Chagas, disse que em todos os lugares do mundo o transporte vem sendo reduzido.

Ainda no domingo, o Sindicato dos Metroviários colocou carros de som nas maiores estações da Trensurb pedindo para que as pessoas deixarem o trem para os trabalhadores das áreas essenciais, que não podem parar.

A Trensurb afirmou que em razão da pandemia de coronavírus, registrou, nos últimos dias, queda expressiva no número de usuários. Veja:

16/03 (segunda-feira): 133.879
17/03 (terça-feira): 122.824
18/03 (quarta-feira): 104.098
19/03 (quinta-feira): 84.613
20/03 (sexta-feira): 70.836
21/03 (sábado): 25.923
22/03 (domingo): 11.281