Coronavírus: o que ainda muda em Porto Alegre a partir desta segunda-feira

Decretos restringem atendimento no transporte coletivo, comércio, serviços, educação infantil e agências bancárias, lotéricas, dos Correios e do Sine

Foto: Guilherme Almeida/CP

Parte das decisões tomadas pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. para conter a disseminação do coronavírus, em Porto Alegre, entra em vigor a partir desta segunda-feira. Confira:

Transporte coletivo

Os ônibus de Porto Alegre vão operar com tabela especial, por tempo indeterminado. A redução aproximada das viagens nas ruas do município vai ser de 20%. As principais linhas dos eixos de transporte terão reforço para atender à determinação de não transportar pessoas em pé.

Motoristas foram desautorizados a embarcar passageiros e parar nos pontos se todos os assentos estiverem ocupados, a partir de agora.

Os idosos, considerados o principal grupo de risco para o Covid-19, não vão conseguir viajar de graça com o cartão TRI em horários de pico. Os benefícios serão habilitados entre 6h e 9h e das 16h às 19h.

Já os estudantes terão os cartões para uso disponíveis somente das 11h30min às 14h30min, para que possam chegar a escolas públicas, fechadas, mas que abrem para almoço.

Informações em tempo real sobre a circulação dos coletivos podem ser encontradas no aplicativo do TRI.

Bancos, lotéricas e agências dos Correios

Agências bancárias vão passar a funcionar a portas fechadas, e com equipes reduzidas e restrição de clientes – na proporção de um para cada funcionário.

As mesmas regras valem para as lotéricas e agências dos Correios. Os locais também devem ser higienizados, assim como os terminais de autoatendimento.

Comércio, indústria, setor de serviços e construção civil

Estabelecimentos considerados não essenciais devem ser interditados caso descumpram um decreto voltado a esses setores. Leia mais aqui

Educação

Suspensas as aulas no ensino infantil, a exemplo do que já ocorria com as escolas de ensino fundamental, médio e superior do município, comunitárias e particulares. A medida também já valia para estabelecimentos e institutos, incluindo cursos livres de idiomas, artes, música, esportes e afins.

Nas escolas infantis, segue mantida a oferta de almoço.

Sine Municipal

Suspenso o atendimento presencial. A retirada de cartas de encaminhamento para as vagas de emprego passa a ser feita exclusivamente pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download no Google Play. Para o Seguro Desemprego, o encaminhamento deve ser feito via digital acessando a Carteira de Trabalho Digital ou o site federal. A unidade Municipal do Sine mantém um plantão de atendimento pelos telefones 3289.4796 e 3289.4820.