O governo do Estado e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura anunciaram duas medidas para clientes da Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan. Os pontos de tarifa-social (com área construída inferior a 60 m² e até seis pontos de tomada de água, ocupada por família de baixa renda) ficarão isentos das cobranças pelos próximos 90 dias. Além disso, os cortes por falta de pagamento serão suspensos por 60 dias.
As multas e juros continuam valendo em caso de atrasos. O secretário Artur Lemos Júnior fez um pedido para que clientes com melhores condições financeiras mantenham o pagamento da conta de água em dia. “Para que a gente não tenha outros problemas oriundos de uma situação nesse sentido”, observou. “Neste primeiro momento, a Corsan está focada em manter os serviços prestados, manter esse bem essencial neste momento de dificuldade”, completou o titular da pasta do Meio Ambiente.
Corsan restringe serviços
Os serviços de atendimento ao público da Corsan foram restringidos internamente e também ao público externo. “As pessoas terão dificuldade de fazer transferência de conta para outra titularidade, são serviços que não são essenciais”, alertou Lemos Júnior.
No Twitter, o governador Eduardo Leite justificou a medida e alertou para as ressalvas. “Os cidadãos que dispõem de condições para pagamento de suas faturas devem se manter adimplentes para mantermos os serviços essenciais à população”, completou Leite. Quem já teve o fornecimento de água cortado e quer regularizar a situação deve entrar em contato com a Corsan pelo 0800-646-6444 ou pelo site servicos.corsan.com.br/.