Coronavírus: decreto proíbe postos de combustíveis de funcionarem aos domingos no RS

Medida também vale para as lojas de conveniência, que só podem operar de segunda a sábado, das 7h às 19h

Foto: Alex Rocha/PMPA

A partir do novo decreto do governador Eduardo Leite, editado na noite passada, postos de combustíveis e as lojas de conveniência operando nesses locais ficaram proibidas de funcionar aos domingos em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a nova determinação, o setor pode atender o público de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, sendo vedada a abertura no primeiro dia da semana.

Conforme o presidente do Sindicato intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul (Sulpetro), João Carlos Dal’Aqua a determinação já está em vigor em todos os postos do Rio Grande do Sul.

“A determinação é que os postos funcionem de segunda a sábado das 7h às 19h. Domingo e qualquer outro horário fora deste está vedada a abertura. Essa é uma regra que vale para todo o Estado”, ressalta.

A orientação do Sulpetro é que os postos fixem na porta e vitrine das lojas uma cópia do decreto para conhecimento tanto de fiscalizações quanto da população em geral. Também está sendo pedido que sejam retiradas as mesas existentes em lojas de conveniência para evitar que os clientes fiquem aglomerados ou por muito tempo dentro do estabelecimento.

Em relação aos funcionários, o sindicato orienta os revendedores a que trabalhem com equipes reduzidas operando com esquema de plantão, antecipem férias de trabalhadores e liberem profissionais do “grupo de risco”.

Dal’Aqua lembra que o decreto não interfere nos preços dos combustíveis. Entretanto, os revendedores já notaram queda de 40% na movimentação e venda dos combustíveis na última semana.