Upas atendem pacientes com sintomas de Coronavírus aos finais de semana, na Capital

Porto Alegre conta com quatro Upas: Moacyr Scliar, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Cruzeiro do Sul

Upas
Foto: Divulgação/GHC

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital atendem os pacientes com suspeitas de Coronavírus aos finais de semana. Os locais funcionam 24 horas por dia.

Porto Alegre conta com quatro Upas: 

Moacyr Scliar: rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil

Lomba do Pinheiro: Estrada João de Oliveira Remião, 5110

Bom Jesus: rua Bom Jesus, 410

Cruzeiro do Sul: Professor Manoel Lobato, 151.

De segunda a sexta, a população pode procurar os postos de saúde, que fecham no fim de semana. Seguem disponíveis também as unidades com turno estendido, com seis locais abertos das 18h às 22h. A população pode buscar qualquer unidade, independente o local de moradia.

Confira os locais com atendimento estendido

– Diretor Pestana, na Rua Dona Teodora, 1016, Bairro Humaitá

– Modelo: Av Jerônimo de Ornelas, 55, Bairro Santana

– São Carlos: Av. Bento Gonçalves, 6670, Bairro Agronomia

– Primeiro de Maio, na Av. Professor Oscar Pereira, 6199, Bairro Cascata

– Ramos: Rua K esquina Rua R C, SN Vila Nova Santa Rosa, Bairro Rubem Berta

– Tristeza, na Av. Wenceslau Escobar, 2442, Bairro Tristeza

Evitar Hospitais

A Prefeitura de Porto Alegre pede que a população evite hospitais. O ambiente hospitalar é destinado para pacientes graves, com necessidade de internação. Pacientes com sintomas como falta de ar, dificuldade de respirar, febre alta persistente, dor no peito ao respirar, piora progressiva do quadro geral devem ser encaminhados a uma Unidade de Pronto-Atendimento.

O atendimento nestes serviços é feito de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada ao local. Caso o paciente precise de internação, a Central de Regulação será acionada e o paciente direcionado ao hospital indicado.

Coleta de exames

Pessoas que apresentem sintomas de Coronavírus devem ser avaliados por um médico em uma unidade de saúde. Após a avaliação, sendo indicada a coleta de secreções para exame da Covid-19, o médico encaminhará a solicitação ao setor responsável.

Havendo necessidade, a coleta será feita na casa do paciente, com hora marcada. Não é possível solicitar a realização de exames em nenhum canal de contato com a prefeitura. O encaminhamento de exames pelo SUS será solicitado somente pelo profissional de saúde.

Se o atendimento for realizado em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) ou hospital, a coleta será feita no local, conforme avaliação profissional.  Nos atendimentos realizados na rede privada, o encaminhamento obedece a procedimentos próprios.