Porto Alegre contabiliza mais nove casos de coronavírus e total no RS chega a 60

Pelo menos três homens contraíram a doença em contato com outros pacientes, dentro da Capital

Foto: Anselmo Cunha / PMPA / Divulgação

Porto Alegre confirmou mais quatro casos de coronavírus, no início da noite desta sexta, além de cinco relatados durante a tarde. Com isso, o total, na cidade, chega a 32. Em todo o Rio Grande do Sul, pelo menos 60 pessoas contraíram o Covid-19 desde o primeiro caso de infecção, em 10 de março.

Foram 22 confirmações novas, oficialmente relatadas, só nesta sexta-feira. Em Lajeado, no Vale do Taquari, a Prefeitura também anunciou, à noite, o primeiro infectado, mas o dado ainda precisa ser enviado às autoridades de saúde.

Porto Alegre

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Porto Alegre, os casos mais recentes envolvem três homens, de 22, 24 e 70 anos, e uma mulher, de 83, nenhum deles com histórico identificado até o momento. Mais cedo, a Secretaria relatou a primeira confirmação de Covid-19 em uma criança, em todo o Rio Grande do Sul: uma menina, de 5 anos, que viajou a São Paulo e voltou infectada.

Também deram resultado positivo três homens, de 21, 41 e 68 anos, que entraram em contato com pessoas doentes dentro de Porto Alegre. Uma mulher, de 68, também sem histórico revelado, completa a lista de Porto Alegre.

Progressão

A marca no Rio Grande do Sul superou 50 casos quatro dias antes do previsto, inicialmente, pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria Estadual de Planejamento. Nas projeções, apresentadas na terça-feira passada pela secretária Leany Lemos, o registro era estimado só para terça-feira, 24 de março.

O 50º caso, de acordo com a Seplag, é considerado determinante porque, conforme estudos internacionais, a partir dele o número de confirmações aumenta, de forma geométrica.

Casos de hoje em municípios do Interior

Nesta sexta, foram atestados os primeiros casos de Covid-19 em Charqueadas, de uma mulher, 31 anos, infectada com o vírus; em São Leopoldo, envolvendo um homem de 61, e em Taquara, de um idoso de 80. O coronavírus também chegou a Dois Irmãos, onde um homem, de 39, adoeceu, e a Eldorado do Sul, onde o caso envolve uma mulher, de 54. Canoas confirmou os primeiros dois casos, ambos em homens, um de 22 e outro de 40. Entraram para a relação, ainda, um homem de 44 anos, de Alvorada, e um de 41, de Torres.

Mais cedo, Ivoti confirmou as duas primeiras infecções, envolvendo um casal (homem, de 60, e mulher, de 58). Erechim registrou o terceiro caso, de uma mulher, de 60. Santana do Livramento também atestou o terceiro paciente infectado, um homem, de 55.

Vírus em 19 cidades

Em dez dias, o coronavírus chegou a Porto Alegre e a mais 18 cidades gaúchas. No Interior, Erechim é o único município com três casos, seguido de Caxias do Sul, Canoas, Campo Bom, Bagé, Ivoti, Alvorada, Torres e Santana do Livramento, que tiveram dois, cada. A relação ainda abrange Bento Gonçalves, Farroupilha, Serafina Corrêa, Charqueadas, São Leopoldo, Taquara, Dois Irmãos, Eldorado do Sul e Lajeado, com um caso cada.

Nessa quinta-feira, o Ministério da Saúde confirmou que o Rio Grande do Sul já registra transmissão comunitária do coronavírus, o que significa que não é mais possível, em algumas localidades, rastrear a origem da infecção de uma ou mais pessoas. Hoje, a Pasta confirmou que o País inteiro já notifica situações desse tipo.