Famurs pede que municípios sigam Estado e decretem calamidade

Governo do Estado publicou decreto de calamidade nesta semana | Foto: Rádio Guaíba
Governo do Estado publicou decreto de calamidade nesta semana | Foto: Rádio Guaíba

O decreto de calamidade pública feito pelo governo do Estado, com regras restritivas durante a pandemia de coronavírus, deve ser repetido pelos municípios do Rio Grande do Sul. A recomendação aos gestores partiu da entidade que representa as prefeituras gaúchas. A Famurs está disponibilizando um modelo do documento para que cada cidade replique as medidas internamente. De acordo com um levantamento parcial da Federação, 452 municípios já tinham levantado regras e orientações sobre o combate à Covid-19 até o meio desta semana.

O vice-presidente da instituição e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, disse esperar que, nos próximos dias, todas as 497 cidades gaúchas declarem calamidade. “A Famurs está acompanhando de perto e orientando para que todos os municípios do Estado decretem situação de calamidade, para adotar as medidas restritivas e alertar, cada vez mais, a população de que a situação é muito grave”, pontuou.

O Comitê de Crise da Famurs solicitou que as prefeituras comprem e distribuam cestas básicas para as famílias carentes dos municípios. Outro pedido da entidade é direcionado para que o governo do Estado autorize a suspensão do pagamento das contas de água e luz para toda a população gaúcha, além da prorrogação do pagamento do IPVA.