Agas orienta que supermercados fixem horários para atender aos idosos

A entidade realizou um comunicação após o decreto de calamidade pública do Governador Eduardo Leite que impôs regras ao setor

Foto: Pedro Revillion / CP Memória

A Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) está orientando as empresas a adotar algumas medidas de prevenção ao Coronavírus. A entidade realizou uma comunicação após o decreto de calamidade pública do governador Eduardo Leite que impôs regras ao setor.

Uma das determinações diz repeito ao horário que os estabelecimentos devem atender o público idoso. “A Agas sugere que as empresas estabeleçam um horário exclusivo para pessoas acima de 60 anos, antecipando de 30 minutos a uma hora o horário normal de abertura das lojas”.

Sobre o limite de compra de determinados produtos, a Associação aponta que as redes já começaram a aderir. A restrição acontece em produtos essenciais à saúde, higiene e alimentação. A medida visa evitar a baixa nos estoques.

Além disso, a Agas aponta que os alvarás de Prevenção e Proteção Contra Incêndios que vencerem nos próximos noventa dias serão considerados renovados automaticamente até a data de 19 de junho de 2020 e fica dispensada a emissão de novo documento de alvará. No entanto, devem ser mantidas em plenas condições de funcionamento e manutenção todas as medidas de segurança contra incêndio já exigidas.

Restrição de horário

O Super Rissul e Macromix Atacado informam que suas lojas passarão a atender, a partir de hoje, pessoas com mais de 60 anos e autodeclarados do grupo de risco, das 7h30 às 8h30.

As lojas de shopping, que abrem às 11h, terão a primeira hora destinada a esses grupos de risco. Nos domingos e feriados, as lojas abrirão uma hora mais cedo do que o normal para atender esse público, de acordo com o horário de cada loja. Nos demais horários de funcionamento, os idosos e grupos de risco serão atendidos com atenção.