O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil desativou um laboratório de produção de cocaína montado por uma facção criminosa atuante no município de Taquara. A operação Morro Negro foi encerrada na madrugada desta quinta-feira após ter sido desencadeada no dia anterior. Agentes sob comando do delegado Thiago Bennemann Gonçalves descobriram que uma propriedade rural, situada na localidade de Morro Negro, servia para abrigar o preparo da droga. “Indícios apontam para produção em larga escala”, declarou Thiago Bennemann.
Segundo o delegado Thiago Bennemann Gonçalves, uma equipe chegou ao local após dois meses de investigações que revelaram o uso do sítio como local de recebimento, preparação e distribuição de drogas para a facção criminosa, cuja base fica no Vale do Rio dos Sinos. Após buscas na propriedade, os policiais civis encontraram tonéis industriais enterrados.
Houve a apreensão então de 12 quilos de cocaína; quatro quilos de crack, três quilos de lidocaína utilizada para misturar com a droga, prensa hidráulica, formas para produção de tijolos de cocaína, logomarcas para drogas sendo um cavalo, um peixe, uma maça e duas armas cruzadas. “As drogas estão avaliadas em mais de R$ 300 mil”, observou.
Objetos utilizados no produção de cocaína, balança de precisão, uma arma longa, munição, material plástico para embalar entorpecentes e um veículo também foram recolhidos durante a ação. Um traficante foi preso no local. O trabalho investigativo terá prosseguimento.