Farmácias garantem estoque suficiente de remédios para atender população

Governo estadual mantém oferta regular de medicamentos e vacinas nesta quarta-feira

Foto: Guilherme Almeida/CP

Porto Alegre não corre o risco de desabastecimento de medicamentos em função do coronavírus surgido na China. Em farmácias localizadas na rua dos Andradas e na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, os estoques eram normais, nessa manhã. Nesses locais, era possível encontrar remédios para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Farmácia do Estado atende normalmente

A Farmácia de Medicamentos do Estado (FME), que fica na esquina entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Riachuelo, segue atendendo normalmente, de segunda-feira a sexta feira, das 7h às 18h. A FME mantém a oferta regular de medicamentos especializados, grande parte de compra do Ministério da Saúde, para o tratamento de doenças como esquizofrenia, epilepsia, alzheimer, parkinson, diabetes e artrite reumatóide. A maioria dos tratamentos é de uso contínuo.

As mudanças possíveis serão implementadas na medida do necessário e caso o cenário mude, sem causar prejuízo ao tratamento dos pacientes. Na entrada do prédio da Farmácia de Medicamentos, um cartaz adverte: “Evite aglomerações. Favor aguardar atrás da linha”. Na manhã desta quarta-feira, o local tinha pelo menos 20 pessoas aguardando atendimento.

Vacina contra gripe 

Com a chegada da vacina tetravalente contra a gripe à rede Panvel, filas se formaram, desde cedo, na loja da rua dos Andradas, onde perto das 7h30min já havia mais de 30 pessoas esperando a aplicação. A gerência realizou a distribuição de 50 senhas no período da manhã e 50 à tarde. Em função do movimento, nesta quinta-feira, a previsão é de distribuição de 100 senhas ao público para a realização da imunização.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Panvel Farmácias garantiu um lote expressivo de doses, superior ao da última temporada, que serão disponibilizadas em 22 lojas espalhadas pelos três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) e em São Paulo.

Em 2019, a rede realizou mais de 29 mil aplicações da vacina contra a doença. Atualizada em relação às novas cepas do vírus, a chamada vacina tetravalente, adquirida junto ao laboratório GSK, é recomendada a partir dos seis meses de idade. A rede vai fazer aplicações em salas especiais onde funciona o Panvel Clinic, programa de atenção farmacêutica.

Para isso, a rede conta com profissionais farmacêuticos capacitados para a prática, com mais de 40 horas de treinamento. O serviço também atende a todas as exigências necessárias das autoridades do setor, como o Ministério da Saúde. A Panvel informou que o aumento da procura pelo serviço está acima do esperado, o que pode deixar o atendimento mais demorado.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe vai começar em 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se imunizarem. A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B).

Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.