Cultura suspende atividades públicas em órgãos do governo estadual

Theatro São Pedro, Margs e Casa de Cultura Mario Quintana permanecem abertos, apesar de decreto

A Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul suspendeu atividades como cursos, seminários, vernissages e outros eventos promovidos pelas instituições vinculadas à pasta, entre elas o Theatro São Pedro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e a Casa de Cultura Mario Quintana.

A medida decorre do decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira, sobre medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19 (coronavírus). O governo determinou que órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta suspendam atividades ou eventos coletivos que impliquem a aglomeração de pessoas, pelo prazo de 30 dias. O objetivo é evitar exposições desnecessárias do cidadão.

As instituições permanecem abertas e atendendo ao público durante a vigência do decreto. Já a continuidade das atividades produzidas por terceiros (peças de teatro e shows, por exemplo), previstas para ocorrerem dentro desses prédios públicos, fica a critério de cada direção. No Theatro Sâo Pedro, todas as peças foram canceladas e os compradores já podem pedir a devolução do dinheiro dos bilhetes.