Balanço oficial registra 98 casos confirmados de coronavírus no País

Levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, cita 1.485 casos suspeitos ainda esperando laudo

Foto: Ricardo Giusti / CP

Levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, contabiliza 98 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV2, que causa a doença covid-19, no Brasil. As informações foram atualizadas pela pasta perto das 16h.

A região sudeste concentra o maior números de testes positivos para a doença. São Paulo lidera o ranking, com 56 registros, seguido do Rio de Janeiro, com 16. Há ocorrências em 13 estados brasileiros, embora em número menor que o contabilizado extraoficialmente.

Veja a situação em cada estado:

São Paulo: 56
Rio de Janeiro: 16
Paraná: 6
Rio Grande do Sul: 4
Goiás: 3
Pernambuco: 2
Bahia: 2
Distrito Federal: 2
Santa Catarina: 2
Alagoas: 1
Minas Gerais: 2
Espírito Santo: 1
Rio Grande do Norte: 1

De acordo com o balanço, ainda há 1.485 casos suspeitos nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Considerando o primeiro registro, em 25 de fevereiro, já foram destacados 1.344.

Desde então, pacientes que chegaram de viagem internacional apresentando febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, falta de ar, entre outros) passaram a ser testados para o coronavírus.

Nesta sexta, o Ministério da Saúde confirmou que as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro já possuem transmissão comunitária do vírus. Quando a epidemia chega nesta fase, não é mais possível identificar a trajetória de infecção.

RS

Com quatro casos confirmados, o Rio Grande Sul soma 81 suspeitas de coronavírus esperando laudo. Dois pacientes que testaram positivo residem em Porto Alegre, um em Caxias do Sul e outro em Campo Bom. O último já se curou.

Saiba mais

Do total de 98 casos confirmados no País, quatro pessoas – duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro – adquiriram o vírus sem que se saiba a origem, o que configura a transmissão comunitária. Foram 79 casos importados (de pessoas contaminadas no exterior) e 15 de pessoas infectadas por transmissão local (por meio de contato com pessoas que chegaram doentes de fora do país).

Nos casos suspeitos, São Paulo também lidera (753), seguido de Minas Gerais (116), Rio Grande do Sul (81), Santa Catarina (77), Rio de Janeiro (76) e Distrito Federal (75). Apenas Roraima e Amapá não registraram casos confirmados ou suspeitos até o momento.

Do total, 15% dos casos confirmados exigem maior nível de atenção, podendo evoluir para agravamento. Há 12 pessoas hospitalizadas no momento.