Coronavírus deixa RS em “estado de alerta permanente”, afirma secretária da Saúde

Ao menos cinco casos suspeitos do novo coronavírus foram registrados no Rio Grande do Sul nas últimas horas.

Secretária Arita Bergmann comentou casos suspeitos de coronavírus no Estado | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Secretária Arita Bergmann confirmou registros, na noite de hoje | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A secretária estadual da Saúde comentou o aumento de casos suspeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Até o início da tarde desta quinta-feira, eram ao menos três notificações em municípios como Passo Fundo, Santa Maria e São Gabriel, além de outras duas em Farroupilha.

De acordo com a titular da pasta, o Estado organizou um plano de contingência e está em contato com as cidades, no monitoramento dos casos suspeitos. Arita Bergmann garantiu o suporte técnico no diagnóstico e na realização de exames. “É um estado de alerta permanente”, observou. “Nós estamos com esse plano estruturado caso tenhamos pacientes graves. A maioria, pelo que a evidência demonstra, é de casos leves, que podem ter atendimento domiciliar”, completou Bergmann.

Prevenção e informação

O prefeito de Santa Maria comentou o caso suspeito no município. Um militar de 28 anos voltou de viagem à Europa e, depois de apresentar os sintomas, foi isolado no Hospital Geral do Exército. Os exames necessários já foram coletados e estão sob análise na Capital. Jorge Pozzobom destacou os esforços da Prefeitura e garantiu foco na prevenção. “Nós não queremos que seja criado pânico, em hipótese alguma, na população”, observou. “A prevenção vai, de fato, ocorrer, com informação”, completou o prefeito.

A secretária Arita Bergmann reforçou os alertas à sociedade, com a chamada etiqueta respiratória e a higiene pessoal. “Lavar as mãos com água e sabão, não fazer contato com pessoas que sejam suspeitas, não compartilhar objetos, não ficar em ambientes fechados”, elencou. “A população também tem uma responsabilidade em relação ao seu autocuidado para prevenir o coronavírus”, recomendou.

A Secretaria da Saúde estuda realizar uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira para detalhar o cenário da doença no Estado. Na quarta-feira, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, citou o compartilhamento do chimarrão como possível vetor do vírus e fez alertas ao hábito dos gaúchos com a bebida.