Prefeitura de Porto Alegre anuncia mais de mil novas vagas na Educação Infantil

Novas vagas estão distribuídas por todas as regiões de Porto Alegre

Anúncio de mais 1049 vagas da educação infantil para a rede municipal de ensino. Foto: Jefferson Bernardes / PMPA / Divulgação

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quinta-feira, mais 1.049 vagas para a rede de Educação Infantil. O foco é a escolarização obrigatória, Jardins A e B, para alunos com quatro e cinco anos de idade. A ampliação ocorre a partir da renovação de termos de colaboração com instituições parceiras do município.

O anúncio foi feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, na Escola Comunitária de Educação Infantil Eni Medeiros, no bairro Jardim Carvalho. As novas vagas estão distribuídas por todas as regiões de Porto Alegre.

De acordo com o prefeito, desestatizar o ensino é o novo conceito implantado desde o início da gestão. “Em vez de contratarmos pessoas e equipamentos, contratamos qualidade e pagamos somente por produtividade e bons resultados”, destaca. “É uma forma eficaz de investir o dinheiro do contribuinte sem onerar a máquina pública”, acrescenta.

Essas novas vagas somam-se às outras 600 anunciadas em dezembro pelo prefeito e que já estão com editais publicados e em andamento. A ampliação do atendimento também ocorrerá em escolas comunitárias administradas por organizações da sociedade civil, que assinarão termos de parceria com a prefeitura, com cinco anos de vigência.

O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, falou sobre a importância simbólica de o anúncio ocorrer naquela escola – a primeira a ser objeto de edital de chamamento público, vencido pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ), que também administra outras cinco escolas comunitárias de Educação Infantil. “A Secretaria de Educação criou mecanismos para avaliação e melhoria contínua da qualidade do serviço prestado”, explica. “Mesmo com o fechamento de várias unidades por problemas no atendimento pedagógico e na prestação de contas, aumentamos o número de vagas apenas com a renovação dos termos, o que demonstra a vitalidade do sistema de escolas comunitárias na cidade”, comemora.

Atualmente, o Município conta com 207 escolas comunitárias de Educação Infantil, que atendem a 21 mil crianças.