Ofensiva da PF combate contrabando de cigarros na Fronteira Oeste do RS

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em residências e um comércio em Jaguarão

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Estrela Cadente para desarticular organização criminosa envolvida com o contrabando de cigarros no Rio Grande do Sul, especialmente na região da fronteira com o Uruguai. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em residências e em um estabelecimento comercial em Jaguarão. A operação conta com o apoio da Brigada Militar.

A investigação teve início com a apreensão de 420 mil maços de cigarros, em 11 de fevereiro, quando cinco homens foram presos em flagrante pela Polícia Federal e pela Brigada Militar em uma estrada vicinal em Jaguarão. A carga era transportada em dois caminhões escoltados por “batedores”. Um integrante do grupo escapou da abordagem. Nesse mesmo dia, em Camaquã, a Polícia Civil prendeu um homem em flagrante e apreendeu mais duas cargas de cigarros de origem estrangeira, cinco caminhões, armas e coletes balísticos.

Os investigados na Operação Estrela Cadente são suspeitos de integrarem organização criminosa envolvida com o contrabando de cigarros do Paraguai para o Brasil e de terem facilitado a fuga do criminoso no dia 11 de fevereiro. A operação foi batizada de “Estrela Cadente” em alusão às perdas sofridas pela organização criminosa em face da intensiva ação policial. O prejuízo estimado causado à organização criminosa nessas ações é de 5 milhões de reais.

Cigarros foram apreendidos no dia 11 de fevereiro em Jaguarão. Foto: PF / Divulgação