Trincheira da Ceará vai ser entregue em 4 de março

Passagem, por onde devem circular cerca de 75 mil carros por dia, começou ainda em 2012

Foto: Alina Souza / CP Memória

O prefeito Nelson Marchezan Júnior vistoriou hoje as obras da Trincheira da Ceará, que começaram ainda em 2012 na zona Norte de Porto Alegre. Marchezan recebeu de representantes do Consórcio Farrapos, responsável pela obra, a garantia de que os painéis de controle da Casa de Bombas (sem os quais a operação não é viável) vão ser entregues e instalados em até 20 dias, permitindo que o fluxo seja aberto em 4 de março, data de encerramento do contrato.

As três bombas servem para coletar a infiltração interna e a água da chuva. A trincheira começou a ser construída em janeiro de 2013, como parte do pacote de obras da Copa. A demora na entrega decorreu de atrasos em pagamentos e da necessidade de alteração estrutural no projeto original, já que a passagem interferiu em um lençol freático. Além disso, o projeto original da Casa de Bombas, que era em formato de operação manual, mudou para automatizado.

Em fim de outubro, Marchezan vistoriou a trincheira e determinou a entrega apenas em caso de 100% de conclusão. A obra, por onde devem circular cerca de 75 mil carros por dia, tinha custo projetado de R$ 29,5 milhões. Com os ajustes de projeto, o orçamento subiu para R$ 39,37 milhões.