Prefeitura fiscaliza e isola prédio em que uma parte desabou na Capital

Desabamento aconteceu na manhã de ontem

protásio alves
Parte de um prédio em que funciona uma clínica odontológica desabou na Protásio Alves. Foto: Jéssica Moraes./Rádio Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre fiscalizou o prédio onde funciona uma clínica odontológica em que uma parte desabou, nessa quinta-feira, na Avenida Protásio Alves, 3381, no bairro Petrópolis. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), por meio das Unidades de Manutenção (UMP) e Fiscalização Predial (UFP), também isolaram o passeio público visando conter riscos aos pedestres.

A parte da garagem e entrada do local desabaram na manhã de ontem. Cinco pessoas estavam na clínica no momento e precisaram sair pela janela do segundo andar. Informações preliminares do Corpo de Bombeiros davam conta de que uma obra ao lado poderia ter danificado a estrutura da clínica. O Instituto Geral de Perícia (IGP) também esteve no local e deve determinar as causas do desabamento.

A construtora da obra ao lado, Rota Ely, foi notificada a apresentar um Laudo Técnico de Estabilidade Estrutural da estrutura remanescente da clínica. O empreendimento fica na Protásio Alves e contempla os números 3349, 3359 e 3371, além da Rua Heretiano Rocha, número 58. Segundo a prefeitura, o licenciamento está em dia.

O projeto foi aprovado em 16/10/2018, para 15 pavimentos, com área total de 7,5 mil m² e 80 apartamentos. De acordo com a Prefeitura, o empreendimento não possui Habite-se porque este documento é emitido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) após a conclusão das obras, o que ainda não ocorreu. Já a clínica, localizada na avenida Protásio Alves, número 3381, teve aprovada, junto à Prefeitura, a reforma em 15/03/2018.