Exonerado por uso de avião da FAB, assessor é readmitido na Casa Civil 

Ex-secretário conversou com o presidente Jair Bolsonaro nessa tarde

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ex-secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini, exonerado do cargo nessa terça-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, voltou ao governo, em outra função, ao ser readmitido, no início da noite desta quarta.

Nomeado assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil, com cargo de Direção e Assessoramento Superior (DAS) 6, um dos mais altos do serviço público, Santini desceu um degrau em relação ao posto anterior.

O ex-secretário conversou com Jair Bolsonaro nessa tarde, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. Interlocutores dizem que ele convenceu o presidente a seguir colaborando com o governo, o que levou Bolsonaro a autorizar a nomeação.

Quem assina a nomeação é Fernando Wandscheer de Moura Alves, que era adjunto de Santini e ontem passou a ocupar o lugar dele. O titular da Casa Civil, ministro Onyx Lorenzoni, está de férias nos Estados Unidos e só retorna em 2 de fevereiro.

Santini teve a demissão anunciada ontem por ter utilizado uma aeronave oficial para se deslocar até Nova Déli, na Índia. Bolsonaro ficou incomodado com o voo particular do número 2 de Onyx, enquanto os demais ministros optaram por viajar por companhias aéreas comerciais, com custo menor.