Fleabag é mais que uma série de comédia

Narrativa conta a história de uma jovem claramente confusa e um pouco perdida, dona de uma cafeteria falida em Londres e com sérios problemas familiares

fleabag
Divulgação.

Depois de muito resistir, com um certo pré-conceito, resolvi assistir a série Fleabag. A produção é da Amazon Prime em parceria com a BBC. Ela tem duas temporadas, em um total de 12 episódios de cerca de 25 minutos.

A narrativa conta a história de Fleabag, uma jovem claramente confusa e um pouco perdida, dona de uma cafeteria falida em Londres e com sérios problemas familiares. A série tem uma trilha sonora bem peculiar e é reconhecida por quebrar a chamada quarta parede, que é quando a protagonista entre em contato com a câmera, como se falasse com o espectador.

No começo, confesso que achei Fleabag chatinha. Com piadas pouco engraçadas, um conteúdo sexual explorado logo de cara, pensei que a produção seria apenas mais uma de comédia. Mas, tendo em vista todas as premiações que levou, resolvi insistir. E não me arrependi.

Além da comédia

Fleabag não é apenas uma série de comédia. Ela tem seus pontos cômicos, suas situações engraçadas, porém ela também é dramática. A protagonista não é mentalmente saudável e desconta seus traumas e frustrações em uma espécie de vício por sexo. A vida dela é um tanto quanto caótica. Ela mantém relações no mínimo estranhas com o pai e a irmã. Contudo, podemos notar o peso da família na construção de sua personalidade. Ela e a irmã, Claire, são completamente diferentes. Mas, a relação das duas é uma prova de que, apesar de tudo, sempre temos com quem contar.

fleabag e claire
Fleabag e Claire./Divulgação.

Ao longo dos episódios notamos alguns elementos que fizeram com que Fleabag se tornasse esse tipo de pessoa. No entanto, ela não é má. Ela usa sua descontração e piadas para manter uma máscara.

Um toque especial da série é o quanto ela também pode ser melancólica e triste sem abusar da paciência do espectador. Para mim, a segunda temporada foi a melhor. Os personagens pareciam mais maduros e a narrativa mais sólida.

A produção não tem aqueles arcos gigantescos e chatos de acompanhar. Todo seu desenvolvimento é rápido, mas carregado de informação. A série é breve, mas pontual. Não há pontas soltas.  Eu, que volta e meia reclamo de séries com longos episódios, queria uns minutos a mais para poder desfrutar de Fleabag.

Prêmios

Fleabag faturou diversos prêmios. Vamos destacar alguns: no Emmy, a produção levou quatro estatuetas e foi a maior vencedora da 71ª da festa: melhor roteiro de comédia para Phoebe Waller-Bridge e melhor direção (em relação ao primeiro episódio da segunda temporada).

No Globo de Ouro, a produção ganhou melhor série de comédia e melhor atriz em série de comédia, para a protagonista. No SAG Awards, prêmio concedido pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, saiu com o troféu de melhor atriz em série de comédia.