Trincheira da Anita Garibaldi é entregue à população de Porto Alegre

Obra iniciou em 2013 e custou ao Executivo municipal R$ 21 milhões

Trincheira da Anita Garibaldi foi liberada nesta quinta-feira. Foto: Alina Souza/CP

Sete anos depois de ser iniciada, após passar por suspensões e aditivos, a obra da Trincheira da avenida Anita Garibaldi, em Porto Alegre, foi entregue na manhã desta quinta-feira. O prefeito da cidade, Nelson Marchezan, participou da solenidade com a retirada de cones para a liberação do tráfego no local.

A obra foi iniciada em janeiro de 2013 e custou aos cofres do Executivo municipal R$ 21 milhões. A via servirá como elo para a avenida Carlos Gomes. Ao analisar a trajetória dos trabalhos até a sua conclusão, Marchezan relembrou a série de situações que atrasaram a finalização da entrega da trincheira e comentou que as chamadas “obras da Copa” são como novelas mexicanas.

“São obras que estão chegando ao seu final com as dores e os dramas de novelas. Esta aqui teve início em 2012, mas começou de fato em 2013, foi suspensa um ano depois, reiniciou em 2015, teve suspensão de pagamentos em 2016. É também uma obra que passou por várias modificações e teve seis aditivos de prazo, seis aditivos contratuais e tinha também um orçamento do que este que foi entregue porque algumas coisas tiveram de ser retiradas, além de vários erros de projeto”, explicou.

Obras da Copa

Questionado sobre qual das chamadas “obras da Copa” não seriam entregues na gestão Marchezan, o prefeito afirmou que apenas a obra da trincheira da Plínio Brasil Milano não será entregue à população. Conforme o secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Nelcir Tessaro, ao menos quatro obras deverão ser entregues ainda neste ano.

  • Trincheira da Ceará: conclusão prevista para o mês de março de 2020.
  • Trincheira da Cristóvão Colombo: conclusão prevista para o mês de outubro de 2020.
  • Duplicação da Av. Tronco: depende da retirada de 28 famílias; contrato está sendo refeito; previsão de reinício das obras ainda no primeiro trimestre de 2020.
  • Prolongamento da Av. Severo Dullius: obra sendo realizada pela Fraport. Previsão da empresa é concluir os trabalhos até o final de 2020.