Secretários recebem Cpers nesta quarta para buscar acordo sobre fim da greve

Encontro entre a presidente do sindicato, Helenir Schürer, e o líder do governo, Frederico Antunes, viabilizou agenda

Centenas de professores vinculados ao CPERS protestaram nesta terça-feira
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Depois de uma reunião entre o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, e a presidente do Cpers, Helenir Schürer, terminar sem acordo no fim da manhã desta terça-feira, um compromisso realizado à tarde promoveu avanços nos debates para um plano de recuperação do ano letivo. Dessa vez, a professora participou de um encontro com o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP).

Entre as medidas, o sindicato recebeu o convite para mais uma reunião, amanhã, às 11h, na Secretaria da Educação. O evento deve contar com a presença de Karam e do chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. A greve dos professores começou em 18 de novembro, com a divulgação do pacote de medidas do Executivo, e impactou diretamente na conclusão do ano de milhares de estudantes.

Nesta terça, venceu o prazo de 72 horas dado pelo Tribunal de Contas do RS para a Secretaria de Educação apresentar um plano de ação para a recuperação das aulas correspondente ao período de greve dos professores. A ordem teve caráter de medida cautelar assinada pelo relator plantonista, conselheiro Cezar Miola.

Nas escolas ainda em greve, o protesto completou hoje 50 dias, com a manutenção do impasse em torno do corte de ponto dos servidores que aderiram à paralisação.