Aumentou de oito para dez o número de praias impróprias para banho no Rio Grande do Sul. Enquanto a praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro, deixou a lista, entraram na contagem dois pontos do Balneário Valverde e um do Balneário Santo Antônio, ambos em Pelotas. Ao todo, 82 localidades estão aptas para receber banhistas no litoral e na praias de água doce, de acordo com medição da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no projeto Balneabilidade.
Uma das praias impróprias fica em Osório. A Lagoa do Peixoto está pela segunda semana consecutiva com o índice de cianobactérias acima do permitido. Os organismos são potenciais produtores de toxinas, que podem causar problemas sérios à saúde humana como intoxicações agudas ou crônicas.
A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, explica que a diminuição do nível normal de reservatórios e o lançamento de efluentes na água são os fatores de risco assinalados. “Nós temos o sistema de esgoto sendo intensivamente usado pelas pessoas”, observou. “Nós temos maior lançamento de carga poluidora, menor capacidade de água e esse conjunto de fatores, muitas vezes, é o que leva o local ser classificado como impróprio”, concluiu Kauffmann.
Lista de praias impróprias para banho:
- Jaguari – Balneário Fernando Schilling
- São Jerônimo – Praia do Encontro
- Pelotas – Balneário Valverde (Pontal da Barra)
- Pelotas – Balneário Valverde (Trapiche)
- Pelotas – Balneário Valverde (em frente ao restaurante Aki Pizza)
- Pelotas – Balneário Santo Antônio (em frente à Rua Bagé)
- Pelotas – Balneário Santo Antonio (em frente à Av. Rio Grande do sul)
- Pelotas – Balneário Santo Antônio (em frente ao Hotel Praia Laranjal)
- Pelotas – Balneário dos Prazeres (próximo à imagem de Iemanjá)
- Osório – Lagoa do Peixoto
A lista completa, com os locais próprios para banho, pode ser acessada no site da Fepam.