Projeto Balneabilidade começa a analisar águas gaúchas neste final de semana

Resultados passam a ser divulgados a partir do dia 20 de dezembro

Foto: Guilherme Testa/CP

O Projeto Balneabilidade, capitaneado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), abre a edição 2019/20 neste domingo (17). O monitoramento da qualidade das águas dos balneários e praias gaúchas será realizado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fundação em 43 municípios gaúchos. Serão abrangidos os litorais Norte, Médio e Sul e ainda as regiões hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.

O projeto Balneabilidade existe desde o veraneio 1979/1980. Os resultados serão disponibilizados todas as sextas-feiras, entre 20 de dezembro e 28 de fevereiro, na página da Fepam, além das redes sociais, do site Sistema de Balneabilidade pelo aplicativo da Fepam. O serviço pode ser acessado através dos sistemas Android e iOs, para smartphone ou tablet.

Fique atento!

Os veranistas devem ficar atentos aos ícones indicativos: a bandeira verde significa “banho praticável”; já a bandeira amarela significa “banho com riscos relativos”; e a bandeira vermelha representa “banho desaconselhável”.

Ícones indicam condições de banho.

Um polegar na cor verde indicando sinal de positivo significa “água própria para banho”. Já o polegar vermelho em sinal de negativo representa “água imprópria para banho”.