IPTU de Porto Alegre terá desconto de 10% para pagamento antecipado

Benefício será concedido para quem quitar o tributo até o dia 3 de janeiro, em cota única

IPTU
Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre informou, pelas redes sociais, nesta sexta-feira, que o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá desconto de 10%. O benefício será para o cidadão que quitar o tributo até o dia 3 de janeiro, em cota única. 

A opção de parcelamento, em 10 vezes, estará disponível em 9 de março. Essa modalidade não tem descontos. As guias de pagamento poderão ser acessadas pelo site da Prefeitura. A entrega da correspondência pelos Correios deve começar na semana que vem. A data ainda não foi informada pela Secretaria Municipal da Fazenda.

O secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, salienta que “os recursos permitirão que o caixa municipal possa fazer frente às despesas e a prefeitura possa honrar os compromissos com a prestação de serviços à cidade”.

Segundo o Prefeito Nelson Marchezan, “esse talvez seja um dos últimos anos em que a prefeitura terá dificuldades estruturais que acontecem ao longo dos 20 anos. Se tiver pagamento antecipado, vamos conseguir pagar todas as despesas com receitas ordinárias da Prefeitura. Ano que vem ainda teremos dificuldades, a cidade está carente de melhorias de serviços. Por isso estamos fazendo novos contratos para o cidadão. A garantia que sempre demos foi de dois anos depois das reformas para a cidade ter volume de recursos adequados para o seu tamanho e ter um futuro mais organizado. Se o o cidadão pagar com desconto teremos uma boa oportunidade”.

Da receita gerada pelo IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde, conforme prevê a Constituição Federal.  O percentual restante compõe a receita do município para custear, com recursos próprios, serviços e projetos em áreas como habitação, assistência social, saúde, educação, saneamento e cultura.

Rede bancária

O pagamento deve ser feito até 3 de janeiro de 2020 na rede bancária conveniada com a Prefeitura. São elas: Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, Sicred e Banco Original.