Bolsonaro critica esquerda: “tudo que eles perdem dizem que é golpe”

Frase sobre golpe foi dita após brincadeira sobre desejo do brasileiro de permanecer na presidência pro tempore do Mercosul.

Presidente ironizou declarações de políticos de esquerda que falam em
Presidente ironizou declarações de políticos de esquerda que falam em "golpe" | Foto: Guilherme Almeida/Especial/Correio do Povo

Ao fim da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ao presidente do Paraguai que a esquerda denuncia golpe quando perde eleições no continente. A fala foi dita ao pé do ouvido de Mario Abdo Benitez, mas captada pelo microfone postado na mesa em frente aos dois líderes. O áudio era transmitido, ao vivo, para jornalistas e diplomatas pelo sistema de som da reunião e foi noticiado pela Rádio Guaíba em primeira mão.

A frase foi dita após Bolsonaro fazer uma brincadeira com Abdo Benitez. O brasileiro passou a presidência pro tempore do Mercosul ao paraguaio e disse que gostaria de permanecer no cargo. “Pra continuar presidente, não dá para dar um golpe não?”, questionou. Benitez riu e Bolsonaro prosseguiu. “Tudo quando eles perdem eles dizem que é golpe, é impressionante.

Ouça a declaração de Bolsonaro:

 

Mais cedo, a vice-presidente do Uruguai, Lucia Topolansky disse que houve uma “quebra institucional” na Bolívia, com a renúncia de Evo Morales e a assunção de Jeanine Áñez. Em resposta, a chanceler boliviana, Karen Longaric negou que o país tenha passado por um golpe de estado.