Ao fim da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ao presidente do Paraguai que a esquerda denuncia golpe quando perde eleições no continente. A fala foi dita ao pé do ouvido de Mario Abdo Benitez, mas captada pelo microfone postado na mesa em frente aos dois líderes. O áudio era transmitido, ao vivo, para jornalistas e diplomatas pelo sistema de som da reunião e foi noticiado pela Rádio Guaíba em primeira mão.
Bolsonaro falou ao ouvido de Mario Abdo Benitez: “tudo que eles perdem eles dizem que é golpe”. Microfone estava aberto e áudio vazou no sistema de som da Cúpula do Mercosul. @RdGuaibaOficial
— Gustavo Chagas (@gmchagas) December 5, 2019
A frase foi dita após Bolsonaro fazer uma brincadeira com Abdo Benitez. O brasileiro passou a presidência pro tempore do Mercosul ao paraguaio e disse que gostaria de permanecer no cargo. “Pra continuar presidente, não dá para dar um golpe não?”, questionou. Benitez riu e Bolsonaro prosseguiu. “Tudo quando eles perdem eles dizem que é golpe, é impressionante.
Ouça a declaração de Bolsonaro:
Mais cedo, a vice-presidente do Uruguai, Lucia Topolansky disse que houve uma “quebra institucional” na Bolívia, com a renúncia de Evo Morales e a assunção de Jeanine Áñez. Em resposta, a chanceler boliviana, Karen Longaric negou que o país tenha passado por um golpe de estado.