Nova Previdência é promulgada em sessão no Congresso

Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado assinaram documento em Brasília

Foto: Luís Macedo / Câmara dos Deputados

A Nova Previdência foi promulgada na manhã desta terça-feira durante sessão solene realizada no Congresso Nacional, em Brasília. Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, assinaram o documento.

A partir da promulgação, todas as regras da Nova Previdência passam a ter vigência imediata, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Para a análise dos requerimentos, os sistemas de concessão já estão preparados para que as novas regras sejam implementadas”, afirmou em nota o instituto.

Novas regras

Com a reforma, o objetivo do governo federal é reduzir o déficit nas contas da Previdência Social. A estimativa de economia é de cerca de R$ 800 bilhões em 10 anos. A principal medida da reforma da Previdência é a fixação de uma idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) para a aposentadoria.

As novas regras também determinam o valor da aposentadoria a partir da média de todos os salários (em vez de permitir a exclusão das 20% menores contribuições), elevam alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.839,00) e estabelecem regras de transição para os trabalhadores em atividade.

Cumprida a regra de idade, a aposentadoria será de 60% do valor recebido com o mínimo de 15 anos de contribuição. Cada ano a mais de trabalho eleva o benefício em dois pontos percentuais, chegando a 100% para mulheres com 35 anos de contribuição e 40 anos para homens.