Orla do Guaíba: Prefeitura vai transformar faixa da Beira-Rio em ciclovia enquanto durarem obras do trecho 3

Espaço também deve ser usado pelos pedestres, em função do cercamento da calçada

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Deve ser concluído, em até uma semana, caso o tempo ajude, o cercamento do canteiro de obras da revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre. Com o bloqueio da calçada da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) ao longo do trecho de 1,6km, entre a Ipiranga e o Parque Gigante, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prepara uma alternativa para ciclistas e pedestres. A expectativa é de que uma das faixas da via, no sentido bairro/Centro, passe a ser reservada para passeio e ciclovia, enquanto as obras durarem.

A sinalização provisória deve ser instalada a partir da semana que vem, o que também depende de tempo firme. Em seis dos 12 dias úteis de obras, entre 22 de outubro e hoje, Porto Alegre teve chuva. A área para ciclovia e passeio só vai ser liberada quando as placas e tachões estiverem instalados, explica o secretário municipal da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

O trecho 3 da revitalização da orla do Guaíba compreende 1,6 mil metros entre o arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante da Beira-Rio. As obras devem durar pelo menos um ano. Depois do trecho 1, concluído em 2018, esse deve ser o segundo a ser entregue à população. Para o trecho 2, entre a Rótula das Cuias e a avenida Ipiranga, onde a Prefeitura espera instalar uma roda-gigante de 80 metros, ainda não há previsão de lançamento de edital.