Nível do Guaíba sobe e alaga residências na região das ilhas, em Porto Alegre

Elevação das águas também atinge residências e ruas em Eldorado do Sul

nível do guaíba
Foto: Guilherme Kepler./Rádio Guaíba.

Com nova elevação do Guaíba, moradores da Ilha da Pintada, em Porto Alegre, tiveram suas residências invadidas pela água nesta quinta-feira. Conforme medição realizada pela Defesa Civil, no início da manhã, o nível do Guaíba atingiu 2,28 metros na Estação Cais Mauá. O alerta de inundação ocorre quando a marcação chegar a 2,50 metros.

Na região das ilhas, a medição já atingiu a cota de inundação no bairro Arquipélago. O nível de inundação nessa região é quando atinge 2,10 metros no Cais Mauá. Até o momento, não há informação de famílias desabrigadas ou desalojadas na região das Ilhas.

Segundo previsões dos institutos meteorológicos, com a chuva desta quinta-feira, a direção do vento sofrerá alterações colaborando com o escoamento da água para a Lagoa dos Patos. Com isso, a perspectivava da Defesa Civil da Capital é que, a partir de hoje, o nível do Guaíba comece a baixar.

Alagamentos atingem Eldorado do Sul

Em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, a situação também é de alerta por parte da Defesa Civil. Algumas casas já registraram alagamentos na manhã desta quinta, em função da cheia do Guaíba. O bairro Cidade Verde é omais atingido no momento. As ruas Z, H, I, São Lázaro e Dique apresentam grande acúmulo d’água. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Eldorado do Sul, João Ferreira, seis famílias foram orientadas a sair de casa. São cerca de 25 pessoas que estão alojadas em casas de parentes.

Em caso de emergência, ligue: 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).