Polícia encerra buscas por suspeito de sequestros na Serra

Após quase 70 horas de cerco, BM presume que criminoso tenha deixado região

Foto: Halder Ramos / Divulgação / CP

Após quase 70 horas de cerco policial, a Brigada Militar (BM) anunciou, nesta quarta-feira, que encerrou as buscas pelo criminoso suspeito de participar de sequestro a uma família na noite de domingo, no bairro Planalto, em Gramado. As vítimas foram libertadas ilesas em uma operação que teve a participação de mais de 130 policiais militares.

A suspeita é de que o bando esteja envolvido em dois sequestros na cidade. Foram oito prisões até o momento, a última nessa terça-feira, em Taquara, no Vale do Paranhana. De acordo com a BM, “não há mais fatos concretos que indiquem que o criminoso possa estar na região”. O capitão Lemartine Venzo salienta que foram realizadas diversas incursões com o efetivo, em uma área de aproximadamente 10 mil hectares, sendo vistoriadas casas, galpões abandonados e trilhas que podem ser utilizadas como fuga. A área de mata fechada com grande fluxo de veículos – em razão dos principais parque de Canela – dificultou segundo policiais, as buscas na região.

O criminoso procurado pela Brigada Militar também é suspeito de ser um dos três envolvidos no sequestro de outra família, na Linha 28, também no município de Gramado. O sequestro teve interceptação da Polícia Civil, ainda na noite de sexta-feira passada. Três criminosos conseguiram fugir em direção a um matagal. O segundo integrante do grupo está preso. Já o terceiro, alvejado pela polícia durante operação e identificado como Roberto Filipiak de Souza, morreu internado.