Afagro elege nova diretoria com presidente do Interior e vice da Capital

Foram eleitos para presidente o veterinário Pablo Fagundes Ataíde, e para vice-presidente a veterinária Beatriz Ferreira Scalzilli.

Foram eleitos para presidente o veterinário Pablo Fagundes Ataíde, e para vice-presidente a veterinária Beatriz Ferreira Scalzilli.
Foram eleitos para presidente o veterinário Pablo Fagundes Ataíde, e para vice-presidente a veterinária Beatriz Ferreira Scalzilli. Fotos: Bruna Karpinski

A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) realizou nesta quarta-feira (30/10) eleição da nova diretoria e conselho fiscal para o biênio 2020/2021. Por meio da chapa única União e Renovação, foram eleitos para presidente o veterinário Pablo Fagundes Ataíde, do município de Arroio do Tigre, e para vice-presidente a veterinária Beatriz Ferreira Scalzilli, de Porto Alegre. Foram contabilizados 110 votos válidos, quatro inválidos e três em branco, totalizando 117 votantes.

“Aceitei o desafio de participar e contribuir com o trabalho que já está sendo feito hoje”, disse o presidente eleito, referindo-se as ações que buscam esclarecer e desmistificar a atividade dos fiscais estaduais agropecuários.

A primeira meta da nova gestão é fazer projeto de interiorização para aumentar a participação de servidores do interior do Estado junto à Afagro. O objetivo é aproximar e unir ainda mais a categoria neste momento de apreensão e incertezas. Diante deste cenário, outra pauta importante é o reconhecimento da importância do trabalho da fiscalização agropecuária.

“Vamos lutar pela valorização da carreira de fiscal estadual agropecuário, frente ao ataque ao serviço público e aos riscos de perda de direitos”, afirma Beatriz.

Despedidas

Em tom de despedida, o atual presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros, faz uma avaliação da sua gestão e do legado que deixa para a nova diretoria.

“Foram dois anos de intenso trabalho. Buscamos ampliar o protagonismo da nossa associação e demonstrar pra toda a sociedade a importância da nossa atividade, pois temos a certeza que a fiscalização agropecuária tem um papel extremamente importante pro desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul”, lembrando que o momento é de preocupação e de alerta. “Diversos direitos são colocados em xeque, e isso afetará a prestação de serviços de atividades essenciais para o Estado, entre elas a fiscalização agropecuária”, acrescenta.

Medeiros desejou sucesso para a nova gestão e ressaltou que o caminho é continuar buscando a valorização da fiscalização agropecuária, bem como a defesa dos interesses dos servidores públicos para que seja possível garantir a prestação de serviço de qualidade para a população. “Porque esse é o objetivo do servidor público, servir a sociedade do Rio Grande do Sul”, finaliza o atual presidente. A nova diretoria assume em dezembro deste ano.

Saiba mais sobre os novos dirigentes

Pablo Fagundes Ataíde

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), é mestre em Zootecnia – Plantas Forrageiras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Após passar pela iniciativa privada, foi nomeado fiscal estadual agropecuário em dezembro de 2017. Atua nas inspetorias de Arroio do Tigre e Sobradinho, além de ser responsável pela inspeção de frigorífico em Ibarama.

Beatriz Ferreira Scalzilli

Nomeada fiscal estadual agropecuária em 2014, a vice-presidente Beatriz Ferreira Scalzilli formou-se em Medicina Veterinária pela Ufrgs. Mestranda em Saúde Animal no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), atua no setor técnico de carnes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), em Porto Alegre.

Confira abaixo a nominata completa da diretoria eleita:

Diretoria Afagro – 2020/2021
UNIÃO E RENOVAÇÃO

Diretoria Executiva

Presidente: Pablo Fagundes Ataíde (Arroio do Tigre)
Vice-presidente: Haydee Beatriz Ferreira Scalzilli (Porto Alegre)
Primeiro secretário: Richard Daniel Soares Alves (Porto Alegre)
Segunda secretária: Liese de Vargas Pereira (Vacaria)
Primeiro tesoureiro: André Mendes Ribeiro Corrêa (Porto Alegre)
Segunda tesoureira: Júlia Vignolo Silva (Porto Alegre)

Conselho Fiscal

Aleverson da Silva Barcelos (Cruz Alta)
Flávio Chassot Loureiro (Porto Alegre)
Gustavo Nogueira Diehl (Porto Alegre)

Suplentes do Conselho Fiscal

Kleiton Douglas Saggin (Santa Rosa)
Claudir Santa Catarina (Erechim)