Polícia prende assessor de gabinete do vereador licenciado André Carús

Delegado responsável pelo caso detalhou que preso tinha relação direta com o parlamentar, operando dinheiro obtido com delitos de corrupção

Imagem: Divulgação PC

A Polícia Civil prendeu, na tarde de hoje, um assessor parlamentar do vereador licenciado André Carús (MDB), que cumpre prisão provisória desde a terça-feira passada. O servidor não teve o nome divulgado pela PC. O delegado Marcus Viafore salientou indícios que ele tinha participação em um esquema criminoso que envolvia a promessa ou a manutenção de cargos públicos em troca de repasses em dinheiro.

Ainda de acordo com o delegado responsável pelo caso, o assessor preso nesta segunda-feira tinha ligação muito próxima com Carús, operando diretamente com dinheiro obtido a partir de delitos de corrupção. “Ele usava as contas do banco, fazia empréstimos e operava com dinheiro de terceiros”, resumiu.

Servidor exonerado

Na sexta-feira a Prefeitura da Capital exonerou um dos servidores em cargos de confiança, indicados pelo vereador André Carús (MDB), e que foram presos pela Polícia Civil, junto do parlamentar, na terça-feira passada. Jorge Belomo exercia funções no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Já Roberto dos Santos segue lotado no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Com prisão temporária renovada no fim de semana, André Carús é mantido preso pela suspeita de extorquir assessores. Na última sexta, ele passou a dormir na Cadeira Pública de Porto Alegre em uma galeria destinada a funcionários públicos e presos com ensino superior. Em função da prisão, o parlamentar pediu licença, por tempo indeterminado, da Câmara Municipal de Porto Alegre.