Cezar Schirmer é nomeado para cargo no governo federal

Ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer vai atuar no Ministério da Cidadania. A pasta é comandada pelo gaúcho Osmar Terra, também do MDB.

Salário de Cezar Schirmer no Ministério da Cidadania deve chegar a quase R$ 17 mil
| Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer (MDB) foi nomeado secretário da Economia Criativa. O cargo faz parte da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A pasta é comandada pelo também emedebista Osmar Terra. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

O ato foi assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo lista de cargos e funções do Ministério do Planejamento, o posto para o qual Schirmer foi indicado conta com remuneração mensal de R$ 16.944,90.

Em janeiro, Cezar Schirmer havia sido convidado para integrar a pasta da Cidadania. Todavia, o político rejeitou o chamado de Osmar Terra para integrar o gabinete do governo Bolsonaro. Na ocasião, o ex-prefeito de Santa Maria afirmou ter planos de permanecer no Estado e voltar a trabalhar com Direito.

Trajetória de Cezar Schirmer

Cezar Augusto Schirmer tem 67 anos e é natural de Santa Maria. Filiado ao MDB desde a década de 1970, o advogado foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Em 2008, Schirmer foi eleito prefeito de Santa Maria pela primeira vez. O político foi reeleito em 2012.

No primeiro mês do segundo mandato de Schirmer, a cidade do centro do estado sofreu a tragédia da Boate Kiss, onde 242 pessoas morreram em um incêndio. O prefeito chegou a ser investigado por improbidade administrativa. No entanto, o caso foi arquivado a pedido do Ministério Público.

No final de seu mandato, em 2016, o emedebista renunciou ao cargo para assumir a Secretaria Estadual da Segurança no governo de José Ivo Sartori. Anos antes, Cezar Schirmer ocupou também as pastas da Fazenda e da Casa Civil, no governo Simon, e da Agricultura, no governo Britto. Com o título de eleitor transferido de Santa Maria para Porto Alegre, Schirmer era cotado para concorrer ao Paço Municipal nas eleições de 2020.