Azeite Novo entra para o calendário de feiras dos porto-alegrenses

A Feira pretende promover e disseminar a qualidade do azeite produzido no Rio Grande Sul

De acordo com o Ibraoliva, 75% do azeite de oliva consumido pelos brasileiros vem dos gaúchos.
Foto: divulgação AgroUrbano

Uma atração que envolve um produto milenar está entrando para a programação dos porto-alegrenses nas manhãs de sábado. Estamos falando da Feira do Azeite Novo, que já acontece há seis meses, sempre no primeiro sábado de cada mês, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, Porto Alegre). No próximo sábado (05/10), das 8h às 12h, acontece mais uma edição.

Durante a Feira, além de encontrar os melhores azeites extravirgem do estado, os visitantes podem degustar e conhecer um pouco mais sobre a cultura da olivicultura.

“São mais de 12 marcas de azeites extravirgem. Todas produzidas no estado. Azeites premiados no Brasil e internacionalmente, e todos com altíssima qualidade e da safra de 2019”, destaca o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Paulo Marchioretto.

A Feira, uma iniciativa do Ibraoliva com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, pretende promover e disseminar a qualidade do azeite produzido no Rio Grande Sul, assim como oferecer ao consumidor um produto saudável e de alto valor nutricional.

Números no Estado

Uma década e meia depois de surgir no RS, o resultado da safra de 2019 foi um fruto de qualidade superior e um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitonas, o que mantém o estado como maior produtor do fruto no país.

A área cultivada no estado também aumentou 30% no último ano, conforme dados do Instituto Brasileiro da Olivicultura. De acordo com o Ibraoliva, 75% do azeite de oliva consumido pelos brasileiros vem dos gaúchos. Neste ano, foram produzidos 190 toneladas de azeite e a expectativa é de que para o próximo ano a produção seja ainda maior.

Marque na agenda:
O que: Feira do Azeite Novo
Quando: sábado (5 de outubro), das 8h às 12h.
Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, Porto Alegre).