Genética DEVON valorizada

Touro premiado na ExpoAgro de André da Rocha (RS) teve cinco por cento vendido para Cabanha da região da Campanha

Touro premiado na ExpoAgro de André da Rocha (RS) teve cinco por cento vendido para Cabanha da região da Campanha
Fotógrafo Gustavo Rafael_img-1218

Parte do touro Santo Antônio 01226 1055, da Fazenda Santo Antônio, de Guabiju (RS), que levou o título de Reservado Grande Campeão da raça Devon na 13ª ExpoAgro André da Rocha, foi negociada com um criador de São Gabriel (RS). Conhecido pelo apelido de Capitão, o animal de 790 quilos que completou 2 anos no início de setembro tem genética fechada: os pais, avós e bisavós são Devon Puros de Origem registrados, todos da Fazenda Santo Antônio.

Benedito (Didito) Franco, da Cabanha Santa Maria, pagou R$ 5 mil por cinco por cento de Capitão. Se a proporção for mantida, é uma excelente valorização.

Achei um touro bastante musculoso, um mocho com qualidade que não é fácil encontrar. Dará um belo acasalamento com as vacas da Santa Maria”, aposta Didito.

Reinado Cherubini, proprietário do animal, acredita no potencial de Capitão como reprodutor. “Ele deverá ir para uma Central de coleta e comercialização de sêmen e depois será preparado para a próxima Expointer”, projeta.

O prêmio em André da Rocha, no final de semana, veio exatamente um mês depois do animal sido Reservado Campeão 2 Anos na Expointer. As negociações entre os dois criadores começou a ser alinhavada entre os dois criadores ainda no Parque Assis Brasil, em Esteio.