Bolsonaro pede “boas decisões” a novo procurador-geral da República

Novo procurador-geral da República, Augusto Aras, foi empossado por Bolsonaro, nesta quinta, e afirmou que irá priorizar o diálogo

Bolsonaro participou da posse do novo procurador-geral da República | Foto: Reprodução/NBR
Bolsonaro participou da posse do novo procurador-geral da República

O presidente da República deu posse, nesta quinta-feira, ao novo procurador-geral da República, Augusto Aras. Jair Bolsonaro afirmou que a escolha para o cargo foi difícil, devido ao alto número de profissionais capacitados no Ministério Público Federal. Bolsonaro pediu que Aras “tome boas decisões” e interfira onde precisar interferir.

Aras afirmou que, nos próximos dois anos de mandato, vai priorizar o diálogo. “Eu entendo que poderemos contribuir para solucionar os grandes problemas do Brasil”, afirmou o Procurador. A posse de Aras foi acompanhada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, pelos ministros Sergio Moro, Onyx Lorenzoni e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

O candidato foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, na quarta-feira. O placar na CCJ foi de 23 votos favoráveis, três contrários e um voto em branco após sabatina. Em seguida, o nome de Aras foi para o plenário, que aprovou indicação do presidente Jair Bolsonaro por 68 votos a favor, 10 contra, duas faltas e uma abstenção.

Sabatina

Aras defendeu, durante sua sabatina, um Ministério Público moderno e desenvolvimentista, que deve atuar de forma multidisciplinar e se afastando de “caprichos pessoais”. Aras destacou ainda, sem citar nomes, que o mérito individual de procuradores deverá ser reconhecido. No entanto, o chefe da PGR ressalvou que a confiança deve se voltar para as instituições por causa do princípio da impessoalidade. Ele disse ainda, em exposição inicial de cerca de 10 minutos, que a operação Lava Jato representou um marco no combate à corrupção no país.

Aras também defendeu que se compatibilize o desenvolvimento econômico juntamente com a preservação do meio ambiente, e reafirmou o compromisso de uma atuação firme e imparcial, caso seja confirmado no cargo. A indicação de Aras pelo presidente Jair Bolsonaro quebrou uma tradição, seguida desde 2003, já que o nome não foi escolhido da lista tríplice, escolhida via votação de procuradores.

O novo procurador-geral da República, Augusto Aras, vai substituir Raquel Dodge, que encerrou o mandato em 17 de setembro deste ano. No dia 18, o vice-presidente do Conselho Superior do MPF, Alcides Martins, assumiu o cargo interinamente.